Saturday, December 23, 2006

Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!
Boas Festas!

Friday, December 22, 2006

Ecs 10

Durante minha participação na wikistória citei sobre a busca incessante de dos professores ao conhecimento, já na postagem inicial questionei sobre a necessidade de participação e envolvimento dos professores nas propostas e metas a serem realizadas.
Quando cito estes dois pontos quero exaltar a condição de alguns professores que mesmo buscando inovações para área do conhecimento se deixam alheias às necessidades dos alunos, e acabam não se envolvendo com eles e avaliando o seu trabalho.
Considero muito importante o carisma do professor com seus alunos, se não houver envolvimento de nada vai adiantar ter conhecimentos e a aprendizagem nunca vai passar de uma transmissão de saberes, deixando de lado a troca.
Além disso, quanto mais conhecimentos se adquirem, em minha opinião, mais oportunidades se constroem. Sempre que tenho oportunidades e na medida em que vou “crescendo”, vou avaliando e refletindo minha trajetória, relevando os pontos positivos e negativos para a partir deles melhorar e não cometê-los novamente.

Wednesday, December 20, 2006

Desafio 2

Nossas escolas, na medida do possível vêm tentando informatizar-se e buscar novas oportunidades de ensino para seus alunos.
A sociedade a cada dia tem sido invadida, não somente por computadores mas pela tecnologia de um modo geral.
O uso das Tics na educação vem ajudando nessa aproximação tecnológica.
Alguns erros inicialmente foram ou ainda são cometidos: o de ensinar informática na educação.
Como os jovens e crianças possuem grande facilidade de aprendizagem, apenas noções básicas são suficientes para aprender a utilizá-los. Sendo que este processo ocorrerá de forma gradativa com o decorrer das atividades. A partir daí vários aspectos podem ser explorados e utilizados na educação, isso se ela for explorada de maneira inovadora e levar em consideração os interesse dos alunos.

Monday, December 18, 2006

ECS 11
DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL: ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO


A educação brasileira sofre fortes influências da educação de tempos atrás, onde as famílias de classes sociais mais elevadas desfrutavam e se beneficiavam financeiramente com uma educação de qualidade, desenvolvida e voltada para seus benefícios pessoais.
Hoje não deixa de ser tão diferente, temos as escolas públicas e as privadas, e como podemos perceber no texto, ainda há uma forte divisão entre os “usuários” destas categorias.
As escolas públicas, que abrangem grande parte do território nacional, estão voltadas para as classes mais excluídas da sociedade.
Estas escolas por dependerem de verbas dos governos federais ou estaduais e municipais, sofrem grandes dificuldades. Os materiais didáticos e pedagógicos são debilitados, os salários dos professores são baixos, influenciando o tipo de educação a ser oferecida.
Mas vale ressaltar que em muitos casos estas escolas oferecem ensino de qualidade, e não deixam a desejar para escolas particulares.
Um aspecto muito importante é o de jovens de classe social mais beneficiada que freqüentam o ensino fundamental em escola públicas, e partem para escolas particulares no ensino médio, para se prepararem melhor para um vestibular de universidades públicas. Sendo estas freqüentadas dificilmente por alunos que tenham concluído todos os estudos em escolas públicas.
Em minha opinião não considero que o ensino público seja de baixa qualidade, concordo quando se diz que enfrentam dificuldades financeiras, porque dependem do governo, mas a grande maioria dos jovens não consegue freqüentar uma universidade pública porque geralmente conciliam estudos e trabalho desde cedo, e muitas vezes, os que chegam a concluir o ensino médio param por aí mesmo e por dificuldades financeiras, distância das universidades de suas casas, e exigência do próprio mercado de trabalho, como é o caso de nossa região, abandonam os estudos e se dedicam somente ao trabalho.
O caso de jovens que freqüentam escolas particulares é totalmente diferente, geralmente se dedicam somente aos estudos.
As escolas privadas dispõem de recursos financeiros maiores, podem investir mais nos interesses de seus freqüentadores, os professores desfrutam de melhores salários, favorecendo um ensino de melhor qualidade. Por esse motivo geralmente são elogiadas com freqüência.

Monday, December 11, 2006



ECS 10

Após a leitura proposta e a participação na wikistória, estou aqui postando um comentário sobre ECS 10.
Nessa leitura pude perceber o caminho que Paulo Freire gostaria
que nossas escolas alcançassem.
Paulo Freire contribuiu e vem contribuindo sempre com suas idéias para nossas escolas e nosso trabalho como educadores, para que elas se tornem autônomas, busquem seus objetivos, e ainda, que tenham metas e objetivos “próprios” a serem alcançados.
Escolas capazes de se transformar e preparar a sociedade e os indivíduos para as mudanças e acontecimentos futuros.
Mas para isso é necessário que haja um maior envolvimento e
participação dos professores nas propostas e metas a serem atingidas.