Friday, September 29, 2006

Quem sou eu?

Há 23 anos atrás, no dia onze de setembro de 1983, nascia, às 11 horas da manhã, no Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório R/S, a quarta filha de uma família: eu...
Desde meu nascimento, sempre morei na residência em que resido atualmente, situada à margem da atual RS494, no município de Três cachoeiras.
Criada e educada por meus pais, numa educação baseada em bons princípios, sempre fui incentivada a estudar e buscar alternativas para conseguir realizar-me pessoal e profissionalmente.
Quando comecei a estudar estava surgindo o pré-escolar, o qual não estudei, entrei direto na 1ª série. De 1ª a 5ª série, estudei na Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes, em Lajeadinho. Como se trata de uma escola de primeiro grau incompleto, para concluí-lo, tive que mudar de escola.
De 6ª a 8ª série estudei na Escola Municipal José Felipe Schaeffer, em Três Cachoeiras, onde minha turma foi a segunda a se formar.
Primeiro grau completo, que curso de 2º grau fazer?
Desde criança sempre gostei de brincar de escolinha, tenho uma tia e uma irmã professoras, que sem querer acabaram influenciando minha escolha. Optei pelo magistério, que cursei na Escola Estadual Mª Angelina Maggi. Fiz meu estágio com uma turma de 1ª série, uma experiência muito gratificante e inesquecível.
Durante o estágio, talvez por inexperiência, tive algumas dificuldades, mas sempre consegui contorná-las. Na hora de preparar as aulas sempre ficava aquela dúvida: será que a atividade vai agradar, será que vai suprir as necessidades deles... Mas sempre considerei importante à auto avaliação feita depois de realizar as atividades, considerando o que deu certo, o que foi útil ou não, a quem serviu, que experiências foram trocadas, de que forma ocorreu a aprendizagem ... Auxiliando-me sempre na preparação das próximas atividades.
Minha turma tinha alunos de diferentes culturas, alguns tinham experiências diárias com brinquedos eletrônicos, computadores, etc, enquanto outros tinham contato apenas com a televisão e com o que ela trouxesse de novidades; moravam no interior, tinham costumes totalmente diferentes...
Considero esta fase de minha vida muito importante para mim, pois contribuiu muito para minha formação pessoal. E assim que surgir uma nova oportunidade, pretendo estar de volta à sala de
aula.

1 comment:

Dulce said...

Edinara, lendo sua publicação percebi o quanto estar em uma sala de aula foi gratificante para ti, eu posso te garantir que sempre é bom estar em uma escola. Encontramos alunos de todos os jeitos, mas cada um deles traz em sua bagagem algo especial de si próprio, fazendo com que nós professores possamos enriquecer nossa prática pedagógica.
Beijos!!!