Wednesday, October 25, 2006

ECS 6
A partir do texto estudado, podemos observar o quanto as idéias de Weber fizeram e ainda fazem parte de nosso dia-a-dia.
Na área da educação encontramos exemplos de dominações presentes.
A estrutura educacional está embasada e é regida pela LDB. A partir dela são decididas e tomadas todas as decisões que dizem respeito às práticas educativas, aos professores, funcionários.
A forma de trabalho está organizada de forma hierárquica, portanto os funcionários respeitam e subordinam-se aos que ocupam cargos mais elevados, diretores, por exemplo, estes por sua vez "obedecem" aos secretários de educação, e assim sucessivamente.
Por outro lado podemos perceber o papel que assumismos enquanto professor, tomando iniciativas e decisões, visando uma boa qualidade de ensino-aprendizagem de nossos alunos.
Essas posições vivenciadas em nossas escolas, assemelham-se as idéias discutidas pelo autor, no texto "Os três tipos puros de dominação legítima".

6 comments:

GRACE DEBORA said...

Nossas idéias foram bem parecidas, visite meu blog para comparar.

berna said...

Que legal. As idéias estão mais ou menos iguais. Como é bom contatar com colegas de outro pólo. Um abraço. Visite meu blog. Sou Maria Bernadete. Pólo Sapiranga.

Stela Maris said...

Colega,é interessante ver como nós professores pensamos +ou- da mesma forma.Visite meu blog,sou de Sapiranga.

Isabel Cristina said...

Será que apesar da distância, pensamos parecido? Com certeza que sim. Que tal me visitar no blog. Abraços Isabel Kaufmann Pólo de Sapiranga.

silviankeller said...

Olá colega Edinara, os nossos comentários tem algo de semelhante, mas não tem como fugir, a nossa educação é de forma hierárquica e, muitas vezes dominadora,"manda quem pode, obedece quem precisa".
Um abraço Silvia

Rozane Pastorio said...

Olá colega! Muito boa tua colocação quanto as dominações presentes.
Essas posições estão sempre presentes em sociedade e vivenciadas nos ambientes escolares.Abraços! Rozane.POLO Sapiranga.