Saturday, October 28, 2006

ECS 7
Karl Marx

Karl Heinrich Marx, economista, filósofo e socialista alemão, nasceu em Trier em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, a 14 de março de 1883. Estudou em Berlim, principalmente a filosofia hegeliana. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Marx foi expulso muitas vezes dos países europeus, devido ao seu radicalismo e enfrentamento ao sistema capitalista. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, logo rompeu com os líderes desse movimento, Bruno Bauer e Ruge. Nesse mesmo ano conheceu Friederich Engels, início de uma amizade para a vida toda.
Friederich Engels, grande filósofo alemão, contribuiu consideravelmente nas idéias e construção do socialismo científico ou marxismo.
As principais características do modelo de sociedade comunal proposto nas obras de Marx e Engels foram:
*A inexistência das classes sociais;
*Atender as necessidades de todos as pessoas supridas;
*A ausência do estado.
O marxismo, conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais, interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
Como grande sociólogo que foi, Marx sempre mostrou em seus estudos e obras o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Marx acreditava que somente em uma sociedade sem classes sociais, essa exploração não aconteceria.
O tema da educação não ocupou um lugar central em suas obras. Sabemos que sua principal preocupação foi quanto às relações sócio-econômicas e políticas, e seu desenvolvimento no processo histórico.
Segundo as idéias de Marx, para compreendermos o processo educativo, é necessário compreender o mundo do trabalho e o âmbito de suas relações.
A educação na sociedade capitalista segundo Marx e Engels é um elemento de manutenção da hierarquia social, reproduzindo o sistema dominante tanto ideologicamente quanto nos níveis técnicos e produtivos. O que atualmente não parece ser muito diferente daquela descrita por eles.

2 comments:

Paulo said...

Olá, tudo bem? Li seu textos sobre Marx e Angels e percebi clareza nas idéias que escreveste a respeito de ambos. Hoje eu é quem iniciarei minhas pesquisa sobre eles. Estudar pensadores sociais (os clássicos Marx, Weber, Angels,...) nunca foi uma paixão para mim, até porque penso que acabam encaixotando todo mundo, como se não houvesse espaço para mais nada. Contudo, a cada leitura procuro fazer o melhor possível para compreendê-los enquanto cientistas.

Ana Lucia Alves said...

Olá, acredito que ao ler sobre os pensadores,vivenciamos pensamentos do passado em pleno futuro. O que eles pensariam hoje em dia, que loucura seria avaliada sobre nossa atual sociedade? Bjos espero resposta no: http://edeeu.blogspost.com
Ana Lúcia - Alvorada